Golpe do falso advogado: saiba o que é e como se proteger
A Associação Catarinense de Professores (ACP) alerta que criminosos estão, mais uma vez, aplicando golpes contra associados, por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp.
Os golpistas se identificam como supostos advogados da ACP e alegam que há valores disponíveis para saque, decorrentes de ações judiciais ou precatórios. No entanto, afirmam que a liberação desses valores depende do pagamento antecipado de custas judiciais, por meio de depósitos em contas bancárias de terceiros.
Em muitos casos, os criminosos apresentam informações verdadeiras das vítimas, como nome completo, CPF e até números reais de processos, o que torna o golpe ainda mais convincente.
Esclarecemos que a ACP e o escritório de advocacia PIAZZA & KLEMPOUS não solicitam qualquer pagamento prévio de valores, sejam honorários, custas ou taxas para liberação de valores judiciais.
ORIENTAÇÕES:
• NÃO forneça dados pessoais por telefone ou mensagens.
• NÃO realize depósitos bancários em nome de terceiros.
• DENUNCIE imediatamente à Polícia Civil de seu município caso tenha sido vítima.
Em caso de dúvida, entre em contato com a ACP pelos telefones: (48) 3221-9393 ou 0800-644-9393
Esteja atento e ajude a compartilhar esta informação com outros colegas professores. A prevenção é a melhor forma de proteção.
Marilda de Souza
Presidente