Carta enviadas para os senhores deputados de Santa Catarina

Carta enviadas para os senhores deputados de Santa Catarina

Publicado em: June 30, 2021

A Associação Catarinense de Professores – ACP, entidade que congrega professores  efetivos, ativos e inativos, da rede pública estadual de ensino, vem a sua presença manifestar preocupação com os encaminhamentos propostos, considerando que a proposta de Reforma da Previdência, ora apresentada, mexe no sistema de aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais, entre outras questões.

Nosso temor é pensar que os senhores deputados, ao analisar e aprovar as medidas, o façam sem a devida atenção ao quadro do Magistério Público Estadual, que, ao rolar do tempo vem sendo tratado com pouca ou nenhuma consideração.

No que pese sabermos da necessidade de ajustes nas lides do Governo de Santa Catarina, é triste pensar que tem sido descarregado nos professores, especialmente nos inativos, a responsabilidade das dificuldades financeiras do Estado, especialmente as da Previdência. E, temerário culpar esses profissionais pela tão propagada “quebra” da Previdência, posto que, mesmo os aposentados continuam contribuindo compulsoriamente, mês a mês.

Assim, esperamos que Vossa Senhoria dedique especial julgamento no que tange ao Magistério catarinense e contribua com seu voto de modo a não permitir que a já tão sofrida carreira tenha, mais uma vez, prejuízos funcionais e financeiros.

Não queremos mais do que a valorização que merecemos.