ACP 70 anos: Uma trajetória em favor do professor catarinense

Uma trajetória em favor do professor catarinense

Publicado em: December 11, 2023

O lançamento oficial do livro comemorativo aos 70 anos da ACP foi um sucesso!

Em uma jornada através do tempo, a obra de aproximadamente 200 páginas captura os momentos mais significativos da trajetória da instituição desde a sua fundação, até o presente, tornando-se uma valiosa fonte de conhecimento e inspiração para as gerações presentes e futuras. 

A ideia da concepção do livro surgiu em 2022, a partir da visão de contar a história da ACP para a comunidade do magistério  e manter vivo todo esse legado. Segundo a presidente, professora Marilda de Souza, o livro surge da profunda valorização que a ACP tem pela sua história e pelo impacto duradouro de todos os seus feitos ao longo dos anos. “Reconhecemos que essa ocasião não é apenas um marco temporal, mas também uma oportunidade única para refletir sobre nossas conquistas, desafios e contribuições para o desenvolvimento da educação catarinense”, contou. 

Tendo como base a documentação escrita, visual e testemunhos de história oral, pertencentes ao acervo da Associação.  A publicação resgata os principais pontos da trajetória de 70 anos da ACP e foi produzida a partir da pesquisa em arquivos históricos do acervo da entidade, da coleta de depoimentos e da realização de entrevistas com coordenadores de núcleos regionais, diretores, conselheiros fiscais, associados e colaboradores. 

Comissão Editorial: 
Marilda de Souza  - Presidente da ACP Gestão 2022-2025
Maria de Andrade Silva – Ex-presidente da ACP
Nádia Clary Bisinella – Secretária da Diretora da ACP Gestão 2022-2025
Vilamir Romani  - Coordenador do Núcleo Regional de Xanxerê da ACP
Eduardo Westphal – Assessor jurídico da ACP
Patrícia Pozzo - Assessora de comunicação 

Depoimentos:

"O documento é importante para o registro de uma história pautada pelo fortalecimento do professor do magistério público catarinense. “Por entendermos que somente a união de esforços, de conhecimentos e de competências reforça a valorização da profissão pela sociedade”. Professora Maria de Andrade Silva, tesoureira da ACP.

“O livro representa o fechamento das 7 décadas da ACP, trazendo à tona a história da instituição - revelando a trajetória por meio das entrevistas registradas e da vasta pesquisa nos documentos da ACP. A pluralidade de nossos feitos é importante, o livro é um marco na nossa caminhada e reflete o crescimento da nossa associação. Agora a história da ACP está em uma obra literária à disposição de todos os nossos associados. Parabéns a todos que contribuíram para a realização desta produção”. Marilda de Souza, presidente da ACP.

“O lema de todo desafio e principalmente da leitura especificamente, é não valorizar as dificuldades, e sim as oportunidades. Quando a ideia de montar uma obra surgiu, não pensei nas  dificuldades, e sim, nas oportunidades e possibilidades de marcarmos a história da associação. Meu sentimento é que tudo deu certo. O orgulho de ter participado de forma atuante me proporcionou  alegria e vibração da tarefa concluida”. Patrícia Pozzo, assessora de comunicação da ACP.

"Participar da produção e da edição do livro comemorativo aos 70 anos da ACP foi um grande privilégio. A partir da oportunidade de conhecer a fundo a trajetória da entidade, as batalhas e conquistas em favor dos professores e, especialmente, o papel protagonista de cada dirigente que dedicou tempo e energia numa atuação voluntária pela classe, sinto que contribuímos para prestar o devido reconhecimento a essas pessoas e para entregar um importante documento histórico à sociedade de um relevante capítulo da história da educação catarinense. A atual gestão está de parabéns pela iniciativa de registrar e valorizar cada passo dessa trajetória para sedimentar os futuros caminhos da ACP." Letícia Wilson, editora responsável.

“Eu ainda me sinto uma caloura diante de tantas histórias vividas e, agora, registradas com afeto nesse livro. Desde instantes comemorativos até cada aquisição aplaudida. Terei em meus guardados uma obra capaz de mostrar o que cada professor voluntário do estado de Santa Catarina fez e faz pela ACP. Uma vaidade saudável e digna de permanecer e ser contemplada pelas gerações futuras. Obrigada a nossa Presidente por permitir que o passado e o presente sejam conhecidos ; à Patrícia, pela beleza do livro e também pelo conhecimento nele contido”. Nádia Clary Bisinella, secretária da Diretoria da ACP.

“Sem memória não há história: a forma de narrativa com seriedade e facilidade de entender visualiza a trajetória pujante de um grupo de professores cheios de ideais e compromisso para o futuro da Grande ACP. O acervo faz o leitor buscar e ter  conhecimento da entidade. História contada por muitos destacando as conquistas através de lutas dos direitos conquistar a confiabilidade junto a sociedade. Através do Livro a ACP, mostra para as futuras gerações o papel e o legado na sociedade catarinense, através do serviço voluntário. Agradeço por fazer parte deste projeto”. Vilamir Romani, coordenador do Núcleo Regional de Xanxerê. 

“Através do livro, pretendemos transmitir uma mensagem de unidade, respeito pela tradição e busca constante por melhorias, eis que as histórias contadas servirão para ilustrar como a associação busca promover o impacto positivo para todos os seus associados, parceiros e à comunidade em geral. A obra busca influenciar positivamente todos os leitores". Eduardo Westphal, assessor jurídico da ACP.


O livro já está disponível para download