Aberto: processo seletivo para coordenador de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Aberto: processo seletivo para coordenador de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Publicado em: June 1, 2020

A Secretaria de Estado da Educação (SED) abre a partir desta segunda, dia 1º de junho, o processo seletivo para coordenador em oito polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos municípios de Blumenau, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Itajaí, Joaçaba, Quilombo e São Miguel do Oeste. 

Os candidatos devem atender critérios como: ser graduado em nível superior; ser ou já ter atuado como docente da Educação Básica; ter um ano de experiência no magistério na Educação Básica Pública e destinar 20 horas semanais às atividades do Polo, entre outros. Os profissionais interessados em participar do processo seletivo devem ter conhecimento prévio de todos os requisitos estabelecidos no Edital, que pode ser acessado neste link.

A iniciativa da SED é uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reforça o compromisso do Governo do Estado na promoção do acesso ao ensino público e gratuito.

Universidade Aberta do Brasil
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800/2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de educação a distância em localidades estratégicas.

Polo da UAB
O Polo UAB é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância - EaD, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior - IES. O polo UAB está localizado, preferencialmente, em municípios de porte médio, que apresentam um total de habitantes entre 20 e 50 mil, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.

 

Fonte: SED