ACP lança coletânea de poesias, contos e crônicas

ACP lança coletânea de poesias, contos e crônicas

Livro aborda temas como profissão, dedicação, amor, alegria e tristeza.

Publicado em: October 24, 2016

A Associação Catarinense de Professores (ACP) lançou o livro Coletânea Literária, que reúne 23 poemas, 11 crônicas e 13 contos inéditos de autoria de professores de diversas regiões de Santa Catarina. Conduzido pelo Departamento de Comunicação e pelo Departamento de Aposentados da ACP, o processo envolveu a divulgação da iniciativa a todos os associados pelo informativo, pela página da Associação, na internet, e em contatos diretos feitos pelos Núcleos Regionais. As obras foram selecionadas por um grupo de especialistas com notório saber nas áreas de Literatura, Letras e Linguística.

Trata-se da segunda publicação do gênero, lançada pela ACP. A primeira foi editada em 2003, reunindo 27 contos de professores associadas sob o título Fragmentos da Memória. O sucesso do livro estimulou a continuidade e a ampliação da iniciativa. De acordo com a professora Mara Leite, que faz parte da Coordenação do Departamento Comunicação     da ACP, o resultado do livro é fruto da iniciativa de incentivo cultural da associação. “Durante dois anos planejamos esse livro com muita dedicação, em um processo democrático e transparente. Envolvemos os Núcleos Regionais da Associação e divulgamos amplamente a iniciativa para oportunizar a todos os associados o envio de trabalhos, entre poemas, crônicas e contos”, relata.

A Coletânea Literária da ACP é uma publicação de poemas, contos e crônicas que expressam a sensibilidade e o talento literário de associados da ACP de diversas cidades, representando, também, a diversidade e a riqueza cultural de Santa Catarina.

Depoimentos de alguns autores
“Escrever é maravilhoso. É uma forma de deixarmos sinais nesta vida. A apreciação das pessoas é muito gratificante. A iniciativa da ACP é uma forma de valorizar os talentos. O livro está lindo”.
Autora: Silvia Terezinha Tremell - (Canoinhas)

“É muito gratificante participar deste projeto da ACP. Na minha idade, nos meus 85 anos, nos meus tantos anos de aposentada, estou muito feliz por ser selecionada para um livro com essa importância”. Autora: Didymea Lazzaris de Oliveira - (Itajaí)

“Tenho 75 anos, aposentada há 26 anos e uma das alegrias da minha vida é poder participar deste livro tão importante. Gosto muito de escrever poesias e estou muito feliz por saber que várias pessoas terão a oportunidade de ler”. Autora: Safira Monteiro Stefanes - (Criciúma)

“Estou muito emocionada e feliz por ter sido selecionada. Quero agradecer a ACP por esse investimento e por valorizar o magistério. É uma das entidades que valorizam a nossa categoria”.
Autora: Maria Regina Chagas de Souza - (Criciúma)

“O nosso sentimento sendo registrado para a posterioridade. Quero parabenizar a ACP pela estrutura e impressão do livro. Também quero registrar que é a primeira vez que estou participando da festa e estou surpreendida com a beleza e com toda a energia positiva que sentimos aqui”. Autora: Iêde Cardoso dos Santos - (Içara)